Estudo indica que a tristeza é o sentimento que mais demora a passar
Cientistas da Universidade de Leuven, na Bélgica, realizaram uma pesquisa para saber qual sentimento dura mais tempo. De acordo com o estudo, a tristeza tem duração 240 vezes maior do que os outros sentimentos, incluindo vergonha, surpresa, irritação e tédio.
A tristeza geralmente anda lado a lado com eventos de grande impacto, como mortes e acidentes, e por isso as pessoas precisam de mais tempo para lidar e compreender o que aconteceu, explica os cientistas.
Philippe Verduyn e Saskia Lavrijsen, entrevistaram 233 estudantes, perguntando sobre episódios emocionais recentes, registrando a duração de cada sentimento. Eles também anotaram quais estratégias as pessoas utilizavam para superar esses sentimentos.
Dos 27 sentimentos estudados, a tristeza é a que dura mais, demorando cerca de 120 horas para deixar de se sentir triste, enquanto a que dura menos é a vergonha o desgosto, cerca de 30 minutos.
A pesquisa foi publicada no jornal Motivation and Emotion, sendo o primeiro a fornecer evidências para explicar porque algumas emoções duram mais do que outras.
Duração de cada sentimento
- Tristeza: 120 horas
- Ódio: 60 horas
- Felicidade: 35 horas
- Desespero, esperança, ansiedade, desapontamento e satisfação: 24 horas
- Ciúmes: 15 horas
- Alívio: 8 horas
- Entusiasmo: 6 horas
- Admiração e gratidão: 5 horas
- Relaxamento: 4,3 horas
- Culpa: 3,5 horas
- Estresse: 3 horas
- Orgulho: 2,6 horas
- Ser tocado: 2,5 horas
- Raiva, tédio e surpresa: 2 horas
- Irritação e compaixão: 1,3 horas
- Humilhação: 0,8 horas
- Medo: 0,7 horas
- Vergonha e desgosto: 0,5 horas
(fonte:Diário da Manhã – Gustavo Paiva)edição de André Silva