Reuso de água pode se tornar regra em prédios públicos

Com a crise de água pelo Brasil, o uso consciente da água se torna uma necessidade, diz deputado Rodrigo Delmasso

delmasso0002
O uso consciente da água se torna uma necessidade, diz deputado Rodrigo Delmasso

Levantamento do jornal Folha de São Paulo aponta que pelo menos 11 unidades da federação estão com dificuldades relacionadas à água. No Distrito Federal não é diferente, com a previsão de pouca chuva para os próximos dias.

Não basta a escassez de chuva, o desperdício é um dos principais contribuintes para a crise de água no país. Segundo dados Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) o índice de perda de água tratada no país, em 2013, foi de 37%. No Centro-Oeste o desperdício chegou a 29%.

Baseado na necessidade do uso consciente da água, foi apresentado na Câmara Legislativa um Projeto de Lei que propõe criação de um Sistema de Reaproveitamento da Água de Chuva nos prédios da administração pública do Distrito Federal. A proposta, de autoria do distrital Rodrigo Delmasso (PTN), visa evitar o uso desnecessário da água potável, propiciando economia e evitando o sobrecarregamento em períodos de estiagem.

Com a instalação do sistema, os prédios públicos poderão contar com autossuficiência hídrica e contribuirão para a redução do desperdício, utilizando a água não potável para irrigação de jardins, lavagens de calçadas e carros, entre outros. Para o deputado, a economia é importante para evitar a crise de água no Distrito Federal “O DF vem apresentando um grande crescimento populacional, consequentemente, o aumento no consumo de água. Com a instalação do sistema, poderemos utilizar essa água, antes desperdiçada, para diversas finalidades e evitar racionamento”, explica o parlamentar.

 

(Fonte: Lidiane Andrade) edição de André Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *