Acusado de mandar matar dois homens comandava campanha de Celina Leão
Valério Neves foi alvo da Lava Jato, condenado na Operação Drácon e preso em Goiás sob suspeita de envolvimento em um duplo homicídio relacionado a uma disputa de terras

O ex-secretário-geral da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e antigo aliado do ex-governador Joaquim Roriz, passou a atuar na coordenação da campanha da governadora Celina Leão (PP). O político trabalha no comitê eleitoral instalado no Setor de Autarquias Norte, em Brasília, e participa da indicação de nomes para a campanha.
A trajetória de Neves é marcada por passagens por cargos de destaque na administração pública e por processos judiciais. Ele foi secretário de Relações Institucionais e subsecretário de Finanças durante governos do Distrito Federal.
Em 2016, Valério Neves foi preso durante a Operação Vitória de Pirro, uma das fases da Lava Jato, sob suspeita de participação em um esquema de corrupção. Posteriormente, o Ministério Público recorreu de uma decisão do então juiz Sergio Moro que o havia absolvido em um processo relacionado à operação. O caso chegou a ser analisado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
Neves também foi condenado a seis anos e nove meses de prisão por corrupção passiva na Operação Drácon, que investigou um esquema envolvendo recursos de emendas parlamentares destinadas à área da Saúde na Câmara Legislativa. O caso também envolveu outros integrantes da política do Distrito Federal, incluindo Celina Leão, deputada distrital na época.
Prisão em Goiás
Outro episódio envolvendo o nome de Valério Neves ocorreu em 2022, quando ele foi preso pela Polícia Civil de Goiás sob suspeita de ser o mandante da morte de dois homens em Cavalcante, no nordeste do estado.

Segundo as investigações, os homicídios teriam relação com uma disputa por terras e ocorreram em 2020. Neves foi localizado escondido no sótão da própria residência, no Lago Sul, em Brasília.
Na ocasião da prisão, ao ser questionado pelos policiais sobre o motivo de estar escondido, teria respondido: “não quero ser exposto”.
O caso relacionado às mortes tramita na Justiça e envolve acusações que ainda dependem de decisão judicial definitiva.
A atuação de Valério Neves na campanha de Celina Leão coloca no centro do debate eleitoral um personagem que já ocupou posições estratégicas na política do Distrito Federal e que acumula condenação por corrupção, além de ter sido alvo de investigações criminais em diferentes momentos.
A participação dele na campanha, inclui a organização da estrutura eleitoral e a indicação de integrantes para a equipe que trabalha na tentativa de reeleição da governadora.
Siga ODEMOCRATA no Instagram/Facebook nos links www.instagram.com/odemocrata____https://www.facebook.com/portalodemocrata
📰 Confira as principais notícias do Distrito Federal, Goiás e do entorno de Brasília, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo 🌎 , com destaque especial para conteúdos regionais 📍 e informações de utilidade pública que impactam o seu dia a dia.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

