Nacional
O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) é o novo senador de Goiás. Com 100% das urnas apuradas, ele alcançou 1.283.665 dos votos válidos, o que corresponde a 47,57% dos votos válidos, contra 1.012.496 de Vilmar Rocha (PSD) – 37,52%. Na região do Entono Caiado foi apoiado por diversas lideranças, com destaque para o empresário Cassiano Franco, de Valparaíso de Goiás.
No primeiro discurso após a vitória, Caiado disse que sua principal missão é fazer com que Goiás “tenha voz” no Senado Federal. “Vamos acabar com essa ausência, esse silêncio obsequioso. Vamos discutir um reforma tributária, a saúde, que conheço profundamente como médico que sou há 39 anos. Discutir a segurança pública, ampliando as restrições contra a bandidagem e diminuindo a maioridade penal”, afirmou.
Nascido em Anápolis, na região central de Goiás, em 25 de setembro de 1949, Ronaldo Ramos Caiado (DEM) obteve seu primeiro cargo eletivo em 1991, quando sagrou-se deputado federal. Dois anos antes, concorreu à Presidência da República e, em 1994, perdeu as eleições para o governo de Goiás, para Maguito Vilela (PMDB). É casado e pai de quatro filhos.
Em 1999, voltou à Câmara Federal, onde conseguiu outros três mandatos seguidos, em 2003, 2007 e 2011. Produtor rural e neto de Antônio Ramos Caiado, tradicional político goiano, formou-se em medicina em 1974, pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (Unirio).
Fez especialização em cirurgia da coluna pelo Serviço de Cirurgia Ortopédica e Traumatológica do Professor Roy-Camille, em Paris, na França. Em 1979, concluiu mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi professor assistente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da mesma instituição.
Campanha
Após várias eleições integrando a base do PSDB, Caiado causou surpresa ao anunciar que iria disputar o pleito na chapa do ex-governador Iris Rezende (PMDB), de quem foi adversário histórico. Além dele, o deputado federal Armando Vergílio, candidato a vice de Iris, foi eleito pelo PMN, quando também caminhava ao lado do governador Marconi Perillo.
Apesar de polêmica, a chapa foi formada, segundo ele, com as bênçãos da cúpula nacional do DEM. Caiado informava que a aliança com o PMDB era um “fato consolidado”, não só em Goiás, mas em pelo menos outros oito estados do país.
Entre as principais propostas de campanha, Caiado defendeu a redução da maioridade penal e a interiorização do atendimento médico especializado por meio da carreira de estado. Também se posiciona a favor da destinação de 10% do orçamento da União para a saúde.
Confira a votação dos candidatos:
Ronaldo Caiado (DEM): 47,57%
Vilmar Rocha (PSD): 37,52%
Marina Sant’Anna (PT): 11,07%
Aguimar Jesuíno (PSB): 2,97%
Elber Sampaio (PSOL): 0,35%
Aldo Muro (PSDC): 0,34%
Antônio Neto (PCB): 0,18%.