Nacional
A Secretaria de Saúde reitera que não há motivo para pânico e a população pode continuar a buscar atendimento neste hospital.
A Secretaria de Saúde informa que o Hospital Regional de Santa Maria vem adotando todos os procedimentos de higienização para o controle de percevejos em uma das salas de repouso dos servidores. Diariamente, todos os protocolos de limpeza estabelecidos para unidades de saúde são observados pelas equipes técnicas.
A secretaria frisa que todos os alojamentos são limpos frequentemente e há aplicação de bactericida e desinfetante, produtos indicados pela Subsecretaria de Vigilância à Saúde como ideais para exterminar os percevejos e seus ovos. Além disso, é solicitado aos servidores que não levem roupas de cama de casa e não deixem roupas, por longos períodos, em seus armários, de forma a evitar contaminações.
Em relação às medidas adotadas pela pasta, informamos que os colchões antigos foram incinerados assim que descoberto o foco de percevejo e o local passou por uma nova limpeza, nesta sexta-feira (13). Na próxima semana, haverá novamente a aplicação de produtos. E para evitar nova contaminação os servidores receberão durante 30 dias kits de roupa de cama, que serão lavados no próprio hospital separados do restante do material de hotelaria.
De acordo com técnicos da Vigilância à Saúde, o foco está isolado e não há risco de contaminação para outras áreas do hospital como noticiado erroneamente por alguns veículos de imprensa. A Secretaria de Saúde reitera que não há motivo para pânico e a população pode continuar a buscar atendimento neste hospital.
(Fonte:Imprensa Buríti) edição de André Silva