Nacional
A Companhia do Metropolitano no Distrito Federal realiza, na próxima segunda-feira (6), às 10h, audiência pública para apresentar à sociedade o projeto de aquisição de 10 trens e suas peças sobressalentes. O objetivo é a ampliação da atual capacidade de transporte de passageiros da Linha 1 do Metrô-DF.
A iniciativa se justifica ao considerar que a frota atual, de 32 trens, não será suficiente para atender a Linha 1, hoje operacional, acrescida da demanda proveniente da futura expansão em Ceilândia, Samambaia e na Asa Norte.
Além disso, existe a necessidade de retirada gradativa dos primeiros 20 trens adquiridos, para atualização dessas composições, e todo um trabalho de modernização dos sistemas que compõem o transporte metroviário.
A meta a ser cumprida com a aquisição de 10 novos trens para compor a frota operacional da Linha 1 é reduzir o tempo médio de espera nas estações (headway) para, no máximo, 3 minutos em horários de pico, ampliar a capacidade de oferta de trens da Linha 1 – pós-expansão – e modernizar os sistemas, concedendo melhora significativa no nível do serviço ofertado.
Com a ampliação, a Linha 1 ganhará mais 7,5km de via e 5 novas estações. Serão 2,5km de via em Ceilândia, com duas novas estações, 4km em Samambaia, com duas novas estações, e o início do metrô na Asa Norte, com 1km de via, e a primeira estação na altura da Galeria do Trabalhador.
A audiência é um instrumento de controle social prévio à proposta de aquisição, conforme define o artigo 39 da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993. O evento será realizado no auditório do Complexo Administrativo e Operacional do Metrô-DF (CAO), em Águas Claras.
(Fonte: Agência Brasília)edição de André Silva