Programa leva informatização para 100% das escolas do Valparaíso

imagem matéria

A escola Carolina Maria de Jesus, em Valparaíso de Goiás, foi alvo de um incêndio criminoso em setembro de 2015. O ato delituoso resultou na perda de vários documentos de alunos e da própria unidade de ensino. Como forma de preservar os arquivos escolares e otimizar o trabalho dos profissionais de educação, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Sistema Integrado de Gestão Escolar (Sige). A adesão ao programa foi há três meses e já resultou na informatização de 100% das escolas municipais.

O Sige simplifica o dia a dia dos professores. O lançamento das notas dos alunos agora pode ser feito de um jeito muito mais fácil através do diário eletrônico diretamente no sistema. A ferramenta também possibilita maior agilidade na emissão de documentos escolares. Outra vantagem é migração dos dados do Censo Escolar para o Ministério da Educação (MEC). É possível ainda a expedição da identidade escolar com foto digitalizada.

Responsável pela Diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação (DTAE) em Valparaíso, a professora Marivane Dal-Berti Gonçalves explica que o Sige permite que haja maior controle e planejamento da rede escolar. “Essa é uma boa prática que nos ajuda a gerenciar melhor as informações relativas aos alunos. Racionaliza recursos humanos e financeiros na medida em que um servidor pode agilizar várias demandas por meio do computador”, esclarece a educadora.

Marivane destaca que a implantação do Sige em Valparaíso só foi possível graças ao apoio da Prefeitura, Secretaria de Educação e à dedicação e esforço de servidores, em particular, os secretários escolares. Segundo ela, essas parcerias foram indispensáveis para os resultados positivos alcançados pelo programa.

Na opinião de Jefersson Santos Arantes, secretário escolar na Escola Municipal Céu Azul, o Sige facilta não somente a vida dos servidores da educação, mas também beneficia a comunidade. “O programa é excelente, pois potencializa o nosso trabalho. Matrículas e transferências podem ser feitas em menos tempo. Antes, a entrega de um histórico escolar demorava em media 30 dias. A partir de agora, esse documento é entregue na hora”, observa o servidor.

“Pra gente está sendo excepcional. Melhorou em todos os aspectos. Neste ano, as nossas demandas serão agilizadas e, certamente, o nosso trabalho será aprimorado”, garante a diretora da Escola Municipal Valparaíso II, Eunice de Souza Machado.

 

Texto: Francisco Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *