Deputados pedem indicação de Mujica ao Nobel

A bancada de deputados da coalizão governista do Uruguai, a Frente Ampla, enviou uma cartão ao comitê do Prêmio Nobel pedindo para que o presidente José Mujica seja indicado ao Nobel da Paz neste ano.

Jose Mujica
Os legisladores destacam as leis progressistas que Mujica conseguiu colocar em vigor no país, como a do casamento entre pessoas do mesmo sexo e a da legalização da maconha e do aborto, e o fato de o mandatário doar 80% de seu salário.

“Em um mundo que se vê seriamente ameaçada sua viabilidade como habitat da espécie humana, José Mujica vive de maneira a não comprometer o futuro das gerações seguintes. O consumo desenfreado ao qual os mercados impulsionam nossa vida cotidiana tem em contrapartida sua forma sensível de vida, sem luxos nem excessos, sendo sua honra seu principal valor, exemplo para muitas pessoas que buscam exemplos de honestidade e coerência”, escrevem os deputados.

No documento, a líder do bloco da Frente Ampla, Susana Pereyra, afirma que Mujica é um “exemplo de vida”, o que pode ser constatado em sua trajetória pessoal e nas prioridades que ele tem em seu governo. Os deputados dizem que Mujica, depois de ter ficado preso por mais de uma década “em condições não aptas para a vida humana, tem sido um tenaz construtor de caminhos que contribuam para a igualdade social e o respeito aos direitos humanos”. (Por: LUSA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *