Em Valparaíso artista local tem vez
Poucas cidades de Goiás valorizam tanto os artistas locais como Valparaíso. No passado não era comum ver nos palcos principais cantores regionais. Gastava-se muito para pagar as grandes estrelas. Hoje a realidade é bem diferente. Eventos são alegrados por talentos da casa. O trabalho da equipe da prefeita Lucimar Nascimento, liderada pelo secretário de Cultura Antônio Bites e pelo diretor da área Jorge Recife, é elogiado por todos os segmentos culturais.
As praças da Etapa A e a do Distrito do Céu Azul, por exemplo, foram transformadas em um dos principais palcos culturais do município. Os espaços recebem exposições, shows e feiras.
Para Antônio Bites, as iniciativas culturais têm o apoio do governo e, principalmente da classe artística. Ele ainda destaca a participação da iniciativa privada nos eventos. Um dos bons exemplos vem do Shopping Sul, que transformou a sua praça de alimentações em uma espécie de casa de espetáculos.
Aniversário
Nas comemorações de 20 anos da emancipação politica da cidade, a prefeitura está realizando uma programação priorizando a prata da casa. Bem diferente de outras épocas, onde o artista local praticamente era esquecido.
A secretaria de Cultura da cidade ainda é destaque por ter organizado grande parte dos eventos de aniversário do município. O trabalho e dedicação de Antônio Bites tem o reconhecimento popular e da classe política. “Ele é um grande guerreiro, dedicado e compromissado com a cidade”, observa a professora Fátima Lima, presente a um evento na Etapa A.
Jovens
A população de Valparaíso é jovem. Mais de 20% dos moradores têm entre 15 e 24 anos. São 34.587 pessoas, de acordo com a Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílio (PMAD), realizada em parceria com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Parte desse público não tem acesso à cultura e nem ao lazer.
CEU das Artes
A prefeita Lucimar deve inaugurar nos próximos dias um dos maiores complexos dedicados a cultura, lazer e aos esportes do Entorno. O Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) está em fase final e fica localizado na Etapa C. No próximo dia 4 no local acontece uma exposição de artes plásticas.